terça-feira, 22 de junho de 2010

A Terra em alerta

O planeta esquenta e a catástrofe é iminente. Mas existe solução
Ondas de calor inéditas. Furacões avassaladores. Secas intermináveis onde antes havia água em abundância. Enchentes devastadoras. Extinção de milhares de espécies de animais e plantas. Incêndios florestais. Derretimento dos pólos. E toda a sorte de desastres naturais que fogem ao controle humano.



Há décadas, pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. Na virada do milênio, os avisos já não eram mais necessários – as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo. O desafios passaram a ser dois: se adaptar à iminência de novos e mais dramáticos desastres naturais; e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno.
Em tempos de aquecimento planetário, uma nova entidade internacional tomou as páginas de jornais e revistas de toda a Terra – o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), criado pela ONU para buscar consenso internacional sobre o assunto. Seus aguardados relatórios ganharam destaque por trazer as principais causas do problema, e apontar para possíveis caminhos que podem reverter alguns pontos do quadro.

Um comentário:

  1. Amazônia
    Contribui no Aquecimento global

    Com as constantes secas que atingem á região norte do país, especialmente na Amazônia, uma das regiões mais ricas em biodiversidade, fauna, flora do país e até do mundo; vem tendo nos últimos tempos um agravante, que está mudando á fama da região. Isso por quê as arvores, assim como nós, precisam da água para sobreviver, sem chuvas na região, algumas delas, na sua maiorias mais antigas, acabam morrendo de sede, irônico né? Num país onde á lugares que pessoas estão morrendo justamente com o excesso de água, como em enchentes, em outros as arvores que morrem de sede, tendo o Brasil o privilegio de obter um dos maiores berços d’água do mundo.
    Mas para nós entendermos melhor; uma arvore em processo de crescimento absorve uma quantidade de CO2 para o seu desenvolvimento, esse é um gás nocivo á atmosfera e causador do aquecimento global. Com isso elas ajudam a preservar o meio ambiente e a controlar de certo modo o CO2, mas quando essas morrem, elas liberam todo o CO2, retido para a atmosfera, o que está fazendo com que á Amazônia já esteja sendo comparada com os Estados Unidos em emissão de CO2, lembrando que os EUA é o país que mais emite o CO2 no mundo.
    Assim só nos resta esperar que as chuvas venham logo para que essa realidade mude, fazendo com que ela volte ao seu estado real de preservação.

    Bianca da Silva Amorim.

    ResponderExcluir